Pós-Doutorandos em Andamento
Ágatha Francesconi Gatti
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2005), é mestre em História Social (2010), e doutora em História Econômica pela mesma Universidade (2021). Suas pesquisas têm especial interesse pela História da colonização portuguesa no século XVII, especialmente no que toca à dimensão missionária e sua acomodação à política colonial no espaço ultramarino. Atua principalmente nos seguintes temas: História da colonização portuguesa, História do Império português, História do Brasil Colônial, política missionária, Juntas de Missões, Padroado régio português, Sagrada Congregação De Propaganda Fide, relações diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé.
Jorge Elices Ocón
Conclui meu doutorado em Estudios del Mundo Antiguo - Universidad Autónoma de Madrid (2017). Desenvolvi projeto sobre o que as fontes árabes e a arqueologia sabem e fazem em al-Andalus com o passado antigo da Península Ibérica. No momento, acabei de començar meu projeto de pesquisa post-doutoral na UNIFESP, com bolsa da FAPESP, onde vou analisar a recepção das estátuas antigas no mundo islâmico e al-Andalus e as conexões atuais com as destruições de antiguidades na Síria e Iraque pelo DAESH.
Jorge Lúzio Matos Silva
Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, mestrado em História pela mesma instituição e estágio doutoral na Universidade de Évora - Portugal (Bolsista CAPES Sanduíche). Com pós-graduação em Arte e Cultura Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP / MG), atua na Formação de Professores e no Ensino de História com experiências de docência e coordenação em Licenciatura e Especializações Lato Sensu. Desenvolve projeto de Pós-doc interdisciplinar em História da Ásia, com trabalho em andamento na Universidade Federal de São Paulo, sobre Cultura, Representação e Relações Étnico-raciais.
Maria Ester De Siqueira Rosin Sartori
Pós-doutoranda em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), doutora em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, e pós-graduada em Administração pela Universidade São Francisco (USF). Atuou como professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, nos cursos de formação de professores PARFOR (Plataforma Freire), no curso de graduação da Faculdade de História e de pós-graduação em História e Patrimônio.
Renata Ribeiro Francisco
Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em História pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Realiza especialização em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do ABC. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, USP (2018). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2011), licenciada e bacharel em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2006), Graduada em Pedagogia pela Faculdade Uninove (2020). Tem experiência em docência em nível básico e superior. Foi professora da Faculdade Anhanguera Educacional. Tem como principal campo de interesse: Escravidão, Brasil Império, Abolição, História da Educação, Maçonaria, Relações étnico-racial.
Télio Anísio Cravo
Atualmente faz Pós-Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP -SP) com o tema "O Almanaque Laemmert e tempo do Império". Fez doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP - 2013), com o título de "O circuito das roupas", sob orientação de Vera Lúcia Amaral Ferlini. Possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2008), com o título de "Sabores Urbanos", com a mesma orientadora. Atua, principalmente, nos seguintes temas: história econômica, história do consumo, história do Império.