Procedimentos para Matrícula no Pós-Doutorado
1) O Pesquisador envia ao Professor Supervisor o projeto de pesquisa para iniciar oficialmente o ingresso na Instituição, apreciação e parecer da CEPG;
2) Informa o nome completo, nr. CPF, data de nascimento e o Professor Supervisor do Pesquisador ao email do programa efetivar a pré-matrícula meio do acesso "Área exclusiva" da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa;
3) Após esse procedimento o Pós-Doutorando preenche o formulário de pré-matrícula e anexando* os documentos pertinentes a matrícula.
4) Envia o pdf da ficha de matrícula assinada e com fotos nos locais indicados ao email do programa.
- Parecer de Aprovação ou Protocolo de entrada do Projeto no Comitê de Ética constando o nome do Pós- Doutorado a ser matriculado no referido documento (encaminhamento de até 6 meses da data de entrada no CEP do Parecer Final, condicionado ao cancelamento da matrícula caso não seja comprovada a anuência final para realização da Pesquisa e seus ajustes pelo CEP). Para projetos envolvendo outra Instituição, será obrigatória a apresentação do Projeto no Comitê de Ética da UNIFESP, independente de já ter sido aprovado no Comitê de Ética da outra Instituição envolvida.
- Projetos que não envolvam participantes de pesquisa, nem utilizará materiais obtidos diretamente de seres humanos, preencher e anexar o formulário Declaração de Responsabilidade (cadastrar-se como usuário externo no portalsei.unifesp.br)
Com no máximo dez páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo:
Título;
Introdução e justificativa;
Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
Metodologia a ser empregada;
Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto; Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
Bibliografia de referência.
*Documentos a serem anexados via sistema (não é necessário o envio de cópias em papel):
- RG (formato pdf)
- CPF (formato pdf)
- Título de Eleitor (formato pdf)
- Cópia do certificado ou diploma do título de doutor ou comprovante de solicitação de certificado ou do diploma do título de doutor (não aceitaremos a ata de defesa) (formato pdf)
- Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes para consulta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (formato rtf)
- Certidão de nascimento, casamento ou união estável
Procedimentos para Finalização do Pós-Doutorado
O Pós-Doutorando deve enviar a Secretaria de Pós-Graduação onde está matriculado(a) em formato pdf. 1.Relatório final do Projeto desenvolvido pelo Pós-Doutorando na Instituição com título e cinco palavras-chave.
Caso o mesmo tenha sido bolsista de alguma agência de fomento e teve que apresentar relatório final ao término da bolsa, poderá aproveitar o mesmo relatório para o término do Pós-Doutorado;
2.Carta de submissão para publicação de artigo ou artigo já publicado ou equivalente a área de conhecimento; 3.Parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP, se houver entrevistas.
4.Parecer do relatório final aprovado pela CEPG.